terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rapidinhas da Argentina

Fiquem ligados nas curiosidades da ARGENTINA!:


. O país também abriga a quinta maior comunidade judaica do mundo, depois de Israel, Estados Unidos, Rússia e França. Os judeus superam os 200.000 e existem mais de 50 sinagogas só em Buenos Aires.

. A população afro-argentina é atualmente muito reduzida. A Guerra do Paraguai e a epidemia de febre amarela de 1871 foram as principais causas da dizimação dos negros no país.

. Nem Freud explica... a Argentina é o país do mundo com maior densidade de psicólogos por habitante, ou seja, 1 para cada 1.000 pessoas.

. A carne argentina é a reconhecida por sua excelente qualidade e constitui a base da alimentação nesse país.

. Os argentinos têm o costume de tomar mate (chimarrão), assim como os vizinhos uruguaios, paraguaios e brasileiros do sul.

. Na Argentina também tem carnaval, embora só seja popular em cidades do interior. O mais famoso é o de Gualeguaychú (perto da fronteira com o Uruguai) que procura seguir o estilo do carnaval carioca.

. Em Buenos Aires ser passeador de cachorros é coisa séria, já que é preciso força para levar até 12 desses animais juntos. Essa atividade foi ganhando espaço há alguns anos e terminou sendo uma boa opção tanto para madames sem tempo como para jovens a fim de juntar dinheiro.

. O ônibus, a caneta esferográfica, o sistema de impressão digital e o doce de leite são inventos argentinos.

. A técnica de marca-passo (ou by-pass) foi desenvolvida pelo já falecido cardiologista argentino René Favaloro.

. O automobilista argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro a ganhar cinco campeonatos mundiais de F1, em 1951, 1953, 1954, 1955 e 1956. Seu récord só foi igualado em 2002 pelo alemão Michael Schumacher.

. A seleção de futebol argentina é bicampeã do campeonato mundial da FIFA, tendo levantado a copa do mundo em 1978 e em 1986.

. A falência do modelo cambial adotado em 1991 pela argentina provoca grave crise economica apartir do fim da década. Ápce chega em 2002, quando o Produto Interno Bruto (PIB) despenca 10,9%, o desemprego alcança 21% e mais da metade da população passa a viver abaixo da linha da pobreza - nos anos de 1970 apenas 5% da população argentina se encontrava nesta condição -. Apartir de 2003, porém, o forte crescimento da economia permite significativa recuperação da qualidade de vida.

. A Argentina é uma forte exportadora de trigo, mas de um tempo para cá teve problemas financeiros, porém deu continuação á exportação, atualmente ela exporta e está em melhor estado.

. A Argentina tem a melhor equipe de pólo do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário